Patrimônio cultural, arqueologia pública e educação patrimonial: multivocalidade e interdisciplinaridade

Autores

  • Juliana Figueira da Hora
  • Vagner Carvalheiro Porto

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma breve discussão acerca do Patrimônio Cultural e suas correlações com a Arqueologia Pública e a Educação Patrimonial. Discutimos o processo de desenvolvimento das leis que regem o Patrimônio no Brasil e no mundo, assim como problematizamos as questões de interdisciplinaridade e a multivocalidade da Arqueologia Pública com seu papel sociopolítico envolvendo as comunidades locais, a gestão do patrimônio arqueológico e o fazer do arqueólogo. A Educação Patrimonial busca mostrar à população a importância da valorização de seu patrimônio, de sua herança, e objetiva conscientizar os sujeitos envolvidos em busca da valoração e preservação de sua identidade e memória cultural.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

FIGUEIRA DA HORA, J.; CARVALHEIRO PORTO, V. Patrimônio cultural, arqueologia pública e educação patrimonial: multivocalidade e interdisciplinaridade. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 141-156, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/57. Acesso em: 23 abr. 2024.