O Perfil Empreendedor do Graduando em Biotecnologia: uma Revisão Integrativa

Autores

Resumo

As instituições de ensino e centros de pesquisa são importantes atores no processo de inovação, agindo na formação de mão-de-obra, assim como, no desenvolvimento conjunto com empresas e instituições. No Brasil, tais processos ainda são elementares, embora tenhamos ferramentas importantes para incentivar a inovação tecnológica. A metodologia adotada neste estudo trata-se de uma revisão integrativa que nos permite aproximação da luz do problema de pesquisa a ser apreciado, analisando o panorama de produção científica, conhecendo a evolução do tema ao longo do tempo e assim visualizar possíveis oportunidades de pesquisa nos estudos organizacionais. O estudo contribui para o mapeamento deste ambiente inovador da universidade e sugere que outros estudos aprofundados sejam realizados.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Dos Santos, Anhanguera Educacional

Químico pela UFSCar, mestre e Doutor em Química pelo IQ/UNESP. Docente dos programas em Biotecnologia e Inovação em Saúde e Mestrado Profissional em Farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Referências

AGUIAR, F. F., et al. Um modelo de conhecimento para empreendimentos criados por egressos de universidades brasileiras. 2018.

CAMPOS, J. G. C, et al. Compartilhamento do conhecimento em university coworking spaces: modelo, ações e contribuições para o desenvolvimento de startups – ciclo 2015 do laboratório de inovação e empreendedorismo da universidade do sul de Santa Catarina - iLAB-UNISUL. Criciúma: EDIUNESC, 2017.

KRAKAUER, P. V. C; KRAKAUER, E; CODA, R. Ensino de empreendedorismo: discussão de espaços e proposta de ecossistema. South American Development Society Journal, v. 5, n. 15, p. 293, 2020.

CRISTÓFOLI, A., et al. Faces do empreendedorismo inovador. Senai/pr-Inova, 2008.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Jovens Empresários Empreendedores: Valores, crenças e relação com o trabalho. Rio de Janeiro: Sistema Firjan; 2016.

GUIMARÃES, A. R. F. Universidade e empreendedorismo: estudo baseado nos esforços promovidos pela Universidade de Brasília. 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

LAURIKAINEN, M., et al. Educação em empreendedorismo: o que podemos aprender dos exemplos brasileiros e finlandeses? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 337–358, 2018.

LUCENA, W. R. Levantamento da infraestrutura laboratorial de pesquisas científicas ligadas à biotecnologia da Universidade Federal do Ceará com vistas à interação academia-empresa. 2019.

MALHEIROS, R. C. C., et al. Viagem ao mundo do empreendedorismo. Curitiba: IEA, 2005.

MILLER, A.; MELHADO, J. P. Empreendedorismo nas universidades brasileiras. São Paulo: Endeavor Brasil, 2016.

REIS, D. L. S., et al. Promoção do empreendedorismo social e dos negócios de impacto social: uma contribuição para extensão universitária. 2019.

SOUZA, P. M. T. G. A prática da formação de uma cultura acadêmica empreendedora: aprendizados acumulados a partir da experiência de um instituto nacional de ciência e tecnologia. 2019.

SOUZA, R. S., et al. Ampliando a Mensuração da Intenção Empreendedora. R Adm. FACES Journal, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 74-93, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

FERREIRA ARAUJO, H.; LUIZ DOS SANTOS, M. . O Perfil Empreendedor do Graduando em Biotecnologia: uma Revisão Integrativa. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 23-41, 2022. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/287. Acesso em: 28 mar. 2024.