Fotografia Como Fonte Histórica: Desafios Postos à Historiografia Contemporânea

Autores

  • Carlos Bauer 551146613649

Palavras-chave:

Fonte documental; Fotografia; História; Historiografia; Metodologia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer para o debate acadêmico algumas questões relativas aos desafios enfrentados pelos historiadores e pelos historiadores da educação que se dispõe a trabalhar com a fotografia como fonte histórica. Tomar a fotografia em seu manancial documental demanda a construção de percursos interpretativos que forçam o pesquisador a olhar para o que está por trás da imagem. Neste sentido, ao lado dos elementos socioculturais e político-econômicos, acrescem-se as particularidades da leitura e interpretação de um texto que possui códigos próprios. As considerações, ora apresentadas, ao trazer para a discussão o caráter singular do trabalho com esse tipo de fonte o faz a partir de dois momentos. No primeiro, procede-se uma discussão teórico-metodológica que tem como escopo as considerações de Le Goff (1996); Bloch (2002) e Benjamim (2012, 2019) no que diz respeito à fotografia, respectivamente, como imagem-documento; testemunho direto e indireto do passado e instrumento que apresenta uma práxis política. No segundo, apresenta-se uma proposta metodológica de caráter crítico-interpretativo que toma como base as considerações de Mauad (1996), como um itinerário, tanto instigante, quanto possível para o tratamento deste tipo de fonte.

Referências

BAUDELAIRE. Études Photographiques. Paris: Société Française de Photographie, maio de 1999, p. 22-32.

BAUER, Carlos. (Org.) Teoria da história: a educação no Brasil. Paco: Jundiaí, 2011.

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutividade técnica. In: Benjamim e a obra de arte, técnica, imagem e percepção. RJ, Contraponto, 2012.

BENJAMIM, Walter. Sobre la fotografia. Colômbia: Pretextos América. 8. ed. 2019.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor Ltda, 2002.

BURKE, Peter. Testemunho ocular: o uso de imagens como evidência histórica. SP, UNESP, 2017.

CARDOSO, Ciro Flamarion e MAUAD, Ana Maria. História e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, C.F e VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história. Ensaios de teoria e metodologia, RJ, Campus, 1997, p. 401-417.

CLAUDINO, WALFRIDO CABRAL. Fotografia e movimentos sociais políticas de visibilidade na cena contemporânea.Dissertação. Londrina, 2012. 139 f. : il.

DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Lisboa. Veiga editora, 1992.

ECO, Umberto. As formas do conteúdo. São Paulo: Perspectiva, 1974.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história, São Paulo: Ática, 1998.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. SP, Ateliê, 2007.

LE GOFF, Jacques. Documento-monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória, IIº Volume. Memória. Lisboa: Edições 70, 1982, p. 103-115.

LE GOFF, Jacques. Prefácio. In: BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor Ltda, 2002, p. 15-40.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1993.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiros, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da Fotografia e o Controle dos Códigos de representação Social da Classe Dominante, no Rio de Janeiro, na Primeira Metade do Século XX. Tese (doutorado), UFF-CEG-ICHF, Niterói – RJ – Novembro 1990.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. História e fotografia. In: CARDOSO, Ciro F.& VAIFANS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier; Campus, 2012, p. 263-281.

PISANESCHI, Lucilene Schunck C. Sujeito e objeto no contexto das sociedades burguesas. In: PISANESCHI, Lucilene S.C. Crianças em cena: Subjetividade, infância e educação infantil.Tese, (doutorado). São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2019, p. 68-71.

VOVELLE, Michel. Ideologia e mentalidades, São Paulo, Brasiliense, 1987, p. 93.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

BAUER, C. Fotografia Como Fonte Histórica: Desafios Postos à Historiografia Contemporânea. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 156-175, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/268. Acesso em: 19 abr. 2024.