Direitos Reprodutivos em Foco: Audiovisuais Didáticos Como Ferramentas Para a Educação de Jovens

Autores

Palavras-chave:

Educação. Juventude. Materiais Didáticos.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objeto o estudo das produções audiovisuais didáticas sobre sexualidade e direitos reprodutivos, produzidas por Organizações Não-Governamentais (ONGs) e que constituem um importante material de apoio para professores que trabalham com jovens. O estudo investiga como as questões relacionadas aos direitos reprodutivos são apresentadas e que formas de compreensão e significado elas proporcionam. Três vídeos foram analisados: Minha vida de João, Era uma vez outra Maria e Bonezinho vermelho. A perspectiva sociohistórica e cultural de Mikhail Bakhtin (1990) e seus conceitos de dialogismo, intertextualidade e interdiscursividade forneceram o marco teórico para as análises empreendidas.

Biografia do Autor

Taluana Laiz Martins Torres, FASS - Faculdade de São Sebastião

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de São Sebastião – FASS.

Maria de Fátima Salum Moreira

Professora assistente doutora, aposentada pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia.em Presidente Prudente. Atuou no Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Assis, 1984), Mestrado em História, Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Assis, 1989) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, FFLCH, 1999). Fez Pós Doutoramento em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Integrou os Grupos de Pesquisa EDGeS, da FEUSP e "Instituição Educaiconal: gestão e organização", da UNOESTE. Foi professora efetiva no Departamento de História da UEM - Universidade Estadual de Maringá e na Pós-Graduação em Educação da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Seus estudos tem ênfase em Educação escolar, Cultura e Desigualdades Sociais. Atua nos seguintes temas: identidades e diferenças, desigualdades de gênero, sexualidade, raça e classe social.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

TORRES, T. L. M.; MOREIRA, M. de F. S. Direitos Reprodutivos em Foco: Audiovisuais Didáticos Como Ferramentas Para a Educação de Jovens. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 36-60, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/99. Acesso em: 20 abr. 2024.