Qualidade da educação infantil pública: uma pesquisa exploratória das Políticas Públicas para sua efetividade no município de São Paulo

Autores

  • Heloisa Candia Hollnagel
  • Crislane Santos Silva UNIFESP
  • Maria Euma Soares UNIFESP

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o avanço da legislação no que tange a Educação Infantil, perpassando por suas políticas públicas de qualidade, enfatizando o município de São Paulo no que diz respeito as Políticas Públicas de Qualidade para Educação Infantil Paulistana. Há a reflexão e discussão acerca do que dispõe a legislação e o que de fato é aplicado e trabalhado para sua melhoria e efetividade, visto que há estudos sobre o tema, em sua maioria críticos, considerando a ausência de eficácia dessas políticas públicas na área em estudo. Destaca-se os padrões básicos de qualidade da educação infantil paulistana, bem como os indicadores de qualidade neste segmento da educação, dando ênfase aos desafios de sua aplicabilidade. A metodologia aplicada será de cunho bibliográfico, utilizar-se-á livros e artigos de autores pesquisadores da área estudada. Ao observar os resultados apresentados, foi possível concluir que as políticas públicas voltadas à qualidade da educação infantil ainda têm muito a oferecer, bem como sugere que avanços sejam realizados para que a educação infantil alcance a qualidade almejada, tanto pelo poder público, como pelos profissionais da área, as crianças, familiares e comunidade.

Biografia do Autor

Maria Euma Soares, UNIFESP

Mestra em Hospitalidade, Pós-graduação em Gestão Estratégica e de Pessoas para Negócios e Formação Docente para o Ens. Superior em EaD, Graduação em Administração de empresas, Extensão em Ensino Hibrido Online e Semipresencial.
Mais de 10 anos de atuação em EaD e presencial, preparação de conteúdo, orientação de TCC, Projetos Integradores (PIs) com propostas de artigos e atividades práticas. Membro de NDE, Criação e Avaliação de questões modelo ENADE, Parecerista do Programa de Iniciação Científica de uma IES, membro de Comissão de iniciação Científica, responsável pelo e criação desenvolvimento do Núcleo de Iniciação Científica EaD, Membro da Comissão do Vestibular, Corretora de redação, atuação com comissões avaliadoras do MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos e polos.
*Ampla experiência nas áreas Administrativas, Relacionamento com Clientes Pessoa Física e Corporativo, Ouvidoria, Assessoria a diretoria, Gestão de Pessoas e Docência, atuando em empresa de grande porte (Medicina de Grupo, Cooperativismo Médico/Saúde, Ensino Superior e ONG).
• Carreira desenvolvida no segmento da saúde privada e Ensino Superior, participando de projetos significativos para as companhias pelas quais tive oportunidade de trabalhar. Cabendo destacar as áreas de relacionamento com clientes internos e externos, desenvolvimento e criação de novos produtos com a finalidade de fomentar a carteira de clientes, bem como, criação e gestão de novos departamentos, tais como Ouvidoria e Call Center. Além de amplo conhecimento da Lei 9656\98 e suas Resoluções Normativas.
• Implantação do Programa de Medicina Preventiva para Terceira Idade, em uma grande companhia público-privada.

Downloads

Publicado

2020-12-03