“Esquadrão de Tortura: uma Narrativa Headbanger Sobre a Ditadura Militar de 1964.”

Autores

Palavras-chave:

Heavy metal. Thrash metal. Death metal. Cultura. Golpe de 1964.

Resumo

“Esquadrão de Tortura: uma narrativa headbanger sobre a Ditadura Militar de 1964.”   Resumo A proposta desse artigo é analisar a narrativa construída pela banda paulistana de death/thrash metal Torture Squad acerca do Golpe Militar de 1964, em seu álbum conceitual “Esquadrão da Tortura”. A recepção ao disco através das resenhas em sites especializados como Wiplash ou publicações de vídeos no You Tube, nos permitem ver as tensões políticas que as diferentes narrativas constroem sobre o Golpe de 64.  

Biografia do Autor

Alexandre Rossi Carneiro, UFABC

Graduação e pós-graduação em História pela PUC-SP. Mestrando em Ciências Sociais pela UFABC. Atualmente leciona na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando como professor no Ensino Fundamental II e EJA.  

Lívia De Tommasi

Doutora em Sociologia - Université de Paris I (1997); Mestre em “Etudedes Sociétés Latino americaines”– Universitá de Paris III (1988). Atualmente Professora associada do curso de graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, e do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

CARNEIRO, A. R.; DE TOMMASI, L. “Esquadrão de Tortura: uma Narrativa Headbanger Sobre a Ditadura Militar de 1964.”. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 150-176, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/92. Acesso em: 20 abr. 2024.