Meninos Sem Pátria, Sem Voz e Sem Vez ou a Censura e o silenciamento da Obra de Luiz Puntel

Autores

  • Sarah Suzane Bertolli IF Goiano/ UFG
  • Alexandre Ferreira da Costa UFG

Resumo

Este trabalho parte da censura da obra Meninos sem Pátria, de Luiz Puntel, em uma escola básica brasileira em 2018. Objetiva-se verificar, histórica e discursivamente, que elementos impulsionaram a proibição. Para tanto, partiremos dos estudos de Foucault (1979, 2010, 2011) na análise do discurso, para compreender as relações entre discurso, sociedade, escola e literatura. O caminho teórico deste artigo problematiza a obra literária em cena, sua inserção sócio-histórica, as notícias que veicularam a censura, a voz do autor e resenhas críticas disponíveis em diversas mídias digitais, que compartilham o enredo e o tema da obra e também analisam a citada censura. Como fundamentos para análise desses tópicos e suas relações, partiremos de Colomer (2003, 2007, 2017), Candido (1989, 2004), Eco (1989, 2015), Perrotti (1986), dentre outros pesquisadores da literatura. Constata-se que a censura da obra, movida por um suposto foco ideológico, fere o direito ao ato de ler e prejudica a formação do leitor. Conclui-se que, mesmo diante da censura, há meios e modos de o leitor se enveredar pela ‘biblioteca proibida’.

Biografia do Autor

Sarah Suzane Bertolli, IF Goiano/ UFG

Doutoranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Linguística e Licenciada em Português pela UFG. Servidora Técnica-administrativa em educação, cargo revisora de textos, no Instituto Federal Goiano. Atuou como docente na educação básica. Coautora de material didático e escritora de literatura infantil e juvenil pela Casa Publicadora Brasileira. Formadora da Universidade Coorporativa da Divisão Sul-Americana. 

Alexandre Ferreira da Costa, UFG

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Coordenador do Grupo Portos, do CNPq. Doutor em Linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp)

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

BERTOLLI, S. S.; COSTA, A. F. da. Meninos Sem Pátria, Sem Voz e Sem Vez ou a Censura e o silenciamento da Obra de Luiz Puntel. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 110-138, 2019. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/88. Acesso em: 28 mar. 2024.