A Ética e o Cuidado de Si na Conduta das Mulheres: Condições de Possibilidade, Corpo e Estratégias

Autores

Palavras-chave:

Mulher. Corpo. Controle. Resistência

Resumo

Este trabalho propõe um olhar verticalizado sobre matrizes de conduta para os corpos das mulheres, enquanto superfícies de emergência de contenções e resistências, partindo das noções de Ética e Cuidado de Si na perspectiva de Michel Foucault. Para tanto, consideraremos o arcabouço teórico-metodológico foucaultiano com o objetivo de estabelecer o encadeamento de enunciações para a análise histórica dos processos de subjetivação das mulheres e a relação entre as materialidades discursivas, língua e corpo, ou seja, as formas de enunciar o Si pelo viés do corpo, sobre a problematização do ‘ser mulher’ como um fator social e histórico enredado a saberes em torno do controle dos corpos, das condições de possibilidades dos sujeitos e relações de poder institucionais sobre eles. Identificamos, nesse estudo, um diálogo que complementa a problemática do lugar de atualidade nos discursos sobre ser mulher como um modo de praticar a Si na sociedade, possibilitando a emergência de posicionamentos historicamente silenciados.

Biografia do Autor

Rebeca Barbosa Nascimento

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre em Estudos Linguísticos e graduada em Letras Vernáculas, também pela mesma instituição. É bolsista Fapesb e está vinculada aos grupos de pesquisa Labedisco (Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo - UEFS/Cnpq), sob a coordenação do Profº Dr. Nilton Milanez, no qual atua como pesquisadora e professora assistente.

Nilton Milanez

Pós-doutorado (PDE/CNPq) em Discurso, Corpo e Cinema na Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (2012). Doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara com doutorado-sanduíche na Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (2007). Professor Pleno no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na UEFS. Membro do GT de Estudos Discursivos Foucaultianos na ANPOLL.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

BARBOSA NASCIMENTO, R.; MILANEZ, N. A Ética e o Cuidado de Si na Conduta das Mulheres: Condições de Possibilidade, Corpo e Estratégias. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 177-192, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/86. Acesso em: 25 abr. 2024.