Financiamento da Educação Brasileira: Duas Visões de Mundo

Autores

  • Laurymar Garcez Freitas Santos Accioly Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcos Rogerio Martins Costa Faculdade Unificada do Estado de São Paulo
  • Patrícia Margarida Farias Coelho Universidade Metodista de São Paulo/ Universidade Ibirapuera http://orcid.org/0000-0002-1662-1173

Resumo

Este artigo propõe, a partir de um prisma transdisciplinar, debater o financiamento da educação brasileira, problematizando seus gastos públicos. Para tanto, discutimos os impactos jurídicos e econômicos da aprovação do novo regime fiscal, implementado desde 2016 na educação brasileira, principalmente no que se refere ao Plano Nacional de Educação (2014-2024). Temos dois objetivos específicos neste estudo: (i) identificar a influência das políticas públicas na gestão da educação, indicando como suas fontes de financiamento são divulgadas na abordagem institucional (TESOURO NACIONAL, 2018); e (ii) demonstrar como o financiamento da educação é tratado nos estudos científicos de especialistas (CRUZ; JACOMINI, 2017; AMARAL, 2016).

Biografia do Autor

Laurymar Garcez Freitas Santos Accioly, Universidade Metodista de São Paulo

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo Ciências Humanas, graduada em Engenharia Civil Pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA. Experiência em Controle Tecnológico de Concreto, Solos e Materiais de Construção Civil e docência na disciplina de Mecânica de Solos I. Principais atividades: Gestão em empresa de engenharia civil especializada em Controle de Qualidade em Obras civis, Laudo Técnico de Edificações, Medições de Recalques de Fundações de Edificações, Acompanhamento e execução de ensaios em materiais utilizados em obras de pavimentação, Fiscalização e Controle de Qualidade em obras de terraplenagem, Docência em Cursos de Formação de mão de obra especializada em Ensaios em concreto, solos, asfalto, alvenaria, aço e vários materiais utilizados na construção civil.

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Metodista de São Paulo/ Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona e (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo sob a supervisão de José Armando Valente. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha. É atualmente professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018) e professora permanente (20 horas) desde 2019 no Programa de Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise na Universidade Ibirapuera (UNIB). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Docente visitante na Universitat de VIC/Espanha de 2013 até 2014. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais , Análise de Conteúdo e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.. Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Áreas de interesse: educomunicação, análise de conteúdo, games e semiótica francesa.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

ACCIOLY, L. G. F. S.; COSTA, M. R. M.; COELHO, P. M. F. Financiamento da Educação Brasileira: Duas Visões de Mundo. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 92-109, 2019. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/82. Acesso em: 25 abr. 2024.