Presença de Geléia Geral Na História da Música Popular Brasileira

Autores

  • Carlos Bauer

Resumo

Em Geléia geral Gilberto Gil e Torquato Neto se expressam sob uma forma atípica daquelas reinantes na música popular, trazendo para cena social a irreverência dos comportamentos revolucionários e dialéticos, feitos de críticas mordazes no afã de refletir sobre as possibilidades de mobilidade social, as angústias, as incertezas que marcam os períodos convulsivos e povoados de desastres experimentados pela sociedade brasileira. A arte pode ser pensada como uma forma de representação que objetiva reconquistar a realidade, tocada pela liberdade e capacidade de invenção do artista que contribui à sua maneira com o desenvolvimento questionador da dinâmica social. Nos momentos de crises sociais, temos instantes marcados pela crítica da consciência histórica hegemônica, que também se manifestam pela desmistificação e pela desideologização da cultura, que é uma espécie de revolta contra a realidade amordaçada e alienada imperante. A obra artística reflete a própria dialética social e as condições para o estabelecimento da crítica a política construída pelo discurso alinhavado com feitos grandiosos, positivados e pragmatismo autoritário – algo que o clamor de “ordem e progresso”, inscrito no pavilhão nacional, traduziu de forma quase que perfeita! Podemos, então, dizer que existem determinados artistas que desmascaram os mitos e as ideologias incrustados nas mais variadas esferas da vida social, como é caso da econômica, da política, da religiosa ou da educacional.

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Publicado

2018-12-12

Como Citar

BAUER, C. Presença de Geléia Geral Na História da Música Popular Brasileira. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 60-78, 2018. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/56. Acesso em: 25 abr. 2024.