Elites e Poder no Segundo Reinado

(A Visão transmitida pelo primeiro volume da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro)

Autores

  • Alzira Lobo de Arruda Campos Universidade Santo Amaro
  • Marília Gomes Ghizzi Godoy Universidade Santo Amaro
  • Álvaro Cardoso Gomes Universidade Santo Amaro

Resumo

A Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro é a mais antiga publicação nacional do gênero. O seu conteúdo, como expressão escrita do que pensavam os sócios do IHGB, adquire significado como um dos mais importantes lugares da memória sobre o pensamento da elite nacional brasileira, que se considerava responsável pela identidade e rumos tomados pelo Estado. A análise de seu primeiro volume contribui para a compreensão do funcionamento dos círculos do poder no Segundo Reinado, quando o Brasil vivia de maneira aguda a crise do Estado-nação, nos quadros de uma monarquia constitucional e de uma sociedade escravista.

Biografia do Autor

Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro

Mestra em Antropologia Social (USP); Doutora em Psicologia Social (PUC-SP); Docente do Programa em Ciências Humanas, nível Mestrado (UNISA); email: mgggodoy@yahoo.com.br

Álvaro Cardoso Gomes, Universidade Santo Amaro

Doutor, Livre-docente e Titular em Literatura Portuguesa (USP); docente e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da UNISA (área interdisciplinar);  e-mail: alcgomes@uol.com.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

CAMPOS, A. L. de A.; GODOY, M. G. G.; GOMES, Álvaro C. Elites e Poder no Segundo Reinado: (A Visão transmitida pelo primeiro volume da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro). VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 130-145, 2018. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/36. Acesso em: 29 mar. 2024.