Da Sala de Aula ao Palco: Formação Profissional em Teatro e Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP (2019)

Autores

  • Audrey Cristina Barbosa Unisa

Resumo

O presente estudo aborda o teatro estudantil brasileiro na contemporaneidade, com destaque para o produzido na cidade de São Paulo, nomeadamente, três peças apresentadas na I Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP em 2019, são elas: “Trágico Bicho Homem”, “O Despertar dos Caracóis Logo Após as Tempestades Artificiais” e “O Padre do Balão”. O objetivo geral é refletir sobre a potência do teatro estudantil e sua devida importância. Tratado de forma interdisciplinar, o estudo evoca a Mostra – TUSP, cuja amostragem constitui-se representativa do movimento artístico estudantil atual, uma vez que diversas escolas de nível técnico e superior do Brasil participam do evento, logo, por seu lastro institucional e alcance nacional. São analisadas temáticas presentes nas três peças delimitadas pela pesquisa para, deste modo, observar o perfil do teatro estudantil no presente. Para tanto, o estudo problematiza as propostas estéticas, os conflitos presentes nas peças teatrais apresentadas na Mostra - TUSP ou o que os estudantes comunicam por meio das encenações; vale dizer, o estudo investigou como as peças permitem traçar um perfil do teatro estudantil em São Paulo e, nesse diapasão, observar de que maneira festivais e mostras auxiliam o processo educacional em Teatro. Os materiais empíricos para o desenvolvimento da pesquisa são compostos de vídeos das peças, disponibilizados pelos próprios integrantes dos grupos selecionados, disponíveis em suas mídias sociais e alusivos às performances e atuações na Mostra - TUSP, bem como notícias publicadas na mídia impressa ou digital referentes aos três grupos e espetáculos apresentados, inclusive, como critério de delimitação do corpus do estudo. O método de tratamento do material seguiu o proposto pela Análise de Conteúdo, aplicado a partir das Categorias de Análise - gênero, conflito e encenação -, como possibilidade de análise do que preconiza a educação profissional em teatro no Estado de São Paulo. Ao traçar o perfil do teatro estudantil contemporâneo, o estudo, embasado nas concepções de Augusto Boal, para o qual teatro é libertação que visa humanizar a humanidade, os resultados permitem considerar que os organizadores da Mostra apresentaram um esforço em promover o intercâmbio de ideias e o incentivo à descentralização do teatro. O produzido no âmbito estudantil exposto na Mostra é fruto de experimentações do teatro dramático com a proposição de novas dramaturgias com encenações teatralizadas e recuperação de um texto clássico. Os conflitos tratam da luta moral ou metafisica maior que o homem e do embate de interesse entre indivíduo e sociedade, com temáticas que abordam questões urgentes a grupos historicamente oprimidos, sobre os rumos da Arte e o perecer da vida humana.

Palavras-chave: Arte; Comunicação; Educação; Teatro Estudantil; Mostra TUSP

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

BARBOSA, A. C. Da Sala de Aula ao Palco: Formação Profissional em Teatro e Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP (2019) . VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 196-197, 2022. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/351. Acesso em: 24 abr. 2024.