Análise dos processos de tomada de decisão face a dilemas éticos por profissionais com ação em casos de violência de gênero em Portugal

Autores

  • Lauren de Lacerda Nunes UNIPAMPA
  • Dália Costa Universidade de Lisboa

Resumo

O artigo explora os dilemas éticos enfrentados por profissionais que atuam no contexto da violência de gênero em Portugal, analisando os seus processos de tomada de decisão. O estudo, assente em entrevistas em profundidade permitiu refletir sobre influência do feminismo nas atuações e decisões destes profissionais e hierarquizar os dilemas éticos, a partir dos que consideram de mais difícil resolução. Dá uma contribuição importante para o estudo dos processos de tomada de decisão em campos profissionais que possuem grande discricionariedade, mas que, ao mesmo tempo, implicam elevado profissionalismo, recusando arbitrariedades ou experimentalismos – como o Serviço Social. Contribui para os Estudos de Gênero demonstrando a necessidade de conhecimento sobre violência de gênero enquanto fator estrutural e de definição de uma ordem (de gênero) em sociedades, como a portuguesa.

Biografia do Autor

Dália Costa, Universidade de Lisboa

Dália Costa é Doutorada em Sociologia da Família, Mestre em Sociologia, tem Pós-graduação em Ciências Criminais e é licenciada em Política Social. 

É Professora Auxiliar no ISCSP, onde leciona desde 1996 em Licenciaturas, Mestrados e Pós-graduações, disciplinas na área da Política Social e do serviço Social, incluindo Criminologia, Vitimologia, Violência na Família, Serviço Social, Família e Género, Gestão e Mediação de Conflitos, Relações Familiares e Problemas Sociais, política Social Comparada, entre outras.

É cocoordenadora e cofundadora do CIEG (Centro Interdisciplinar de Estudos de Género) e Investigadora no CAPP (Centro de Administração e Políticas Publicas) – ambos Centros de Investigação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) nos quais tem coordenado e desenvolvido vários projetos de investigação.

É coordenadora da Pós-graduação em Criminologia e Reinserção Social (ISCSP-ULisboa) e Coordenadora do Observatório de Violência da Amadora.

As principais áreas de interesse são a Política Social; Criminologia e Vitimologia; Género; Violência Doméstica; Promoção e proteção dos Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2022-12-15