Capacitação Para a Compreensão do Transtorno do Espectro Autista: Público Alvo e Seus Interesses

Autores

  • Rosangela Pereira Faculdade São Sebastião
  • Lucelmo Lacerda Faculdade São Sebastião - FASS
  • Eliane Alcântara Teixeira Faculdade São Sebastião - FASS

Resumo

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma condição altamente incapacitante e traz um imenso desafio a todos os espaços que devem se pautar por práticas inclusivas. Um dos fatores para o enfrentamento deste desafio é a formação para a compreensão do fenômeno. Definimos como objeto as relações de gênero, interesse, idade, origem e incentivos para a participação em um curso de formação em Introdução ao Autismo, ofertado na cidade de São Sebastião-SP. O problema pesquisado é: “Quem é o contingente participante de cursos de formação sobre autismo e por que motivações?”. Utilizamos uma metodologia quantitativa com questionário aplicado a trezentos e nove participantes. Concluiu-se que há uma deficiência nos currículos universitários e das redes de ensino nestas formações.

Biografia do Autor

Lucelmo Lacerda, Faculdade São Sebastião - FASS

Mestre em História, Doutor em Educação pela PUC-SP, especializado em Educação Especial e Políticas de Inclusão e Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar

Eliane Alcântara Teixeira, Faculdade São Sebastião - FASS

Licenciada em Pedagogia, Licenciada e Bacharel em Letras. Fez o Mestrado e o Doutoramento em Literatura Portuguesa (1999 e 2005) na Universidade de São Paulo

Referências

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

PEREIRA, R.; LACERDA, L.; TEIXEIRA, E. A. Capacitação Para a Compreensão do Transtorno do Espectro Autista: Público Alvo e Seus Interesses . VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 160-175, 2022. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/302. Acesso em: 20 abr. 2024.