A cultura participativa e cibercultura: o YouTube como estratégia pedagógica

Autores

  • Lourdes Ana Pereira Silva
  • Carlos Henrique Tercetti

Resumo

Resumo: A plataforma YouTube é uma mídia social gratuita e interativa amplamente utilizada por diversos públicos sendo o YouTube Edu um segmento da plataforma destinado a compartilhar conhecimento educacional. O presente estudo tem por objetivo analisar as experiências da cultura participativa na plataforma YouTube Edu por meio do canal Matemática Rio para compreender o quanto esta plataforma pode contribuir como ferramenta complementar de estratégia pedagógica de ensino. Assim, este trabalho propôs-se a responder o seguinte problema de pesquisa: considerando os pressupostos teóricos da cultura participativa, de que modo o YouTube, por intermédio do canal Matemática Rio, tem-se constituído uma estratégia pedagógica? As pessoas utilizam-se dos ambientes ciberculturais para a realização de diversas finalidades, desde lazer até a busca por informações em caráter complementar. A perspectiva teórica desta pesquisa apoia-se, principalmente, no contexto cultural que emerge da Cibercultura para compreender as relações que se estabelecem entre a plataforma do YouTube e as estratégias pedagógicas. É no contexto do universo digital que se torna possível desenvolver a chamada cultura participativa e por meio desta a compreensão de conceitos como motivação, excedente cognitivo e trabalho coletivo. Desta maneira adota-se uma atitude interdisciplinar como apoio teórico-metodológico formado pelo relacionamento colaborativo entre as áreas de conhecimento educacional, tecnológico e comunicacional. Quanto ao percurso metodológico, recorreu-se ao método Análise de Conteúdo com a finalidade de analisar os vídeos do canal Matemática Rio da plataforma YouTube Edu. O corpus documental foi constituído por meio de uma seleção preliminar resultando nos cinco vídeos mais populares do canal em questão. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato que as pessoas têm-se utilizado abundantemente dos vídeos do canal como meio de aprendizagem ao observar os números de visualizações, porém verifica-se poucos registros de interatividade quando se compara aos percentuais das categorias de curtidas, não curtida e comentários.

 

Palavras-chave: Cultura Participativa, Cibercultura, YouTube, Recurso Pedagógico, Interdisciplinaridade.

 

[1] Graduado em Ciências da Computação, Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo. E-mail: carlostercetti@yahoo.com.br

 

[2] Professora Adjunta do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (SP). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: lourde_silva@hotmail.com  

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

PEREIRA SILVA, L. A. .; TERCETTI, C. H. . A cultura participativa e cibercultura: o YouTube como estratégia pedagógica. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 194-195, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/281. Acesso em: 24 abr. 2024.