Representação e realidade: Intriga, paixão e crime no romance Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk: intriga, paixão e crime no romance Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk

Autores

  • Rafael Lopes de Sousa
  • Álvaro Cardoso Gomes
  • Luiz Antônio Dias

Resumo

Este artigo, de caráter interdisciplinar, tem como ponto de partida um diálogo entre a literatura, a histórias e as artes plásticas no romance Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk, com vistas a desvendar, num primeiro plano, as intrigas, paixões e mistérios que servem de estrutura para essa obra ficcional. Num segundo plano, é nosso intento mostrar a diferença entre os pintores ocidentais e os orientais, no que diz respeito à representação do homem, durante o Renascimento. Dessa perspectiva a pintura do Ocidente só fez sobrevalorizar a grandeza do indivíduo, enquanto que a do Oriente desprezava a representação da individualidade. Essa valorização do indivíduo terá como consequência a consolidação do modo de vida burguesa e, por extensão, o acúmulo de riqueza no Ocidente e o empobrecimento da economia e da cultura islâmica a partir do século XIX.

Referências

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM, 2011.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar Editor.

BURUMA, Ian; MARGALIT, Avishai. Ocidentalismo: o Ocidente aos olhos dos seus inimigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

D’ANGELO, Biagio. O Puro Impuro. Variações sobre Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 61, p. 261-272, jul/dez. 2016.

BURCKHARDT, Jacob. O Renascimento Italiano. Lisboa: Editorial Presença, 1973.

ECO, Umberto. O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.

FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1973.

HAUSER, Arnold. Historia Social de la literatura y el arte, 2 vols, Madrid: Guadarrama, 1969.

PAMUK, Orhan. Meu Nome é Vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SAID, Edward W. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

TODOROV, Tzvetan. O Medo dos Bárbaros: para além do choque das civilizações. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

LOPES DE SOUSA, R.; CARDOSO GOMES, Álvaro .; DIAS, L. A. . Representação e realidade: Intriga, paixão e crime no romance Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk: intriga, paixão e crime no romance Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 92-106, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/200. Acesso em: 28 mar. 2024.