As cantoras, musas dos sambas-enredo dos carnavais paulistanos (1980-1991)

Autores

  • zelia lopes silva Unesp

Resumo

Neste texto discutirei os sambas-enredo exibidos nos carnavais da cidade de São Paulo, entre 1980 e 1991, os quais homenageiam cantoras e intérpretes brasileiras, a exemplo de Carmem Miranda, que recebeu tributo três vezes, Clara Nunes que foi enredo de duas escolas de samba diferentes, e Elis Regina. Tais enredos alinham-se às exigências decorrentes da institucionalização dos festejos carnavalescos desde 1968 em cujos desfiles devem exibir temas voltados para o folclore (lendas, mitos, etc.,) e para a história do país, de modo a lhes conferir o perfil de brasilidade desejado pelos circuitos oficiais. Pergunta-se: em que medida os tributos a essas mulheres cumprem os objetivos almejados se tais escolhas se inserem em outros interesses?

Referências

Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade biográfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SASP (Sociedade dos Amantes do Samba Paulista). Disponível em: <https://web.archive.org/web/20160306022219/http://www.sasp.com.br:80/A_CARNAVAIS.asp#.WpcMXujwbIU>. Acesso em: 25/08/17; 31/08/17; 04/09/17; 10/10/17; 18/10/17; 19/10/17; 29/10/17; 11/01/2019.

SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Erico Vital. Dicionário mulheres do Brasil: de 1.500 até a atualidade biográfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Jorge Editores Zahar, 2000.

POR HEBE E MARTHA | AGOSTO 25, 2014 · 07:43

https://conversadehistoriadoras.com/2014/08/25/uma-coreografa-brasileira-no-atlantico-negro-homenagem-a-mercedes-baptista/ .Acesso em 18/08/2020.

BARONETTI, Bruno Sanches. Transformações na Avenida. História das escolas de samba da cidade de São Paulo. 1968-196. São Paulo: Editora LberArs, 2015.

BAKKE, Rachel Rua Baptista. Tem orixá no samba: Clara Nunes e a presença do Candomblé e da Umbanda na música popular brasileira. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 85-113, 2007.

BESERRA, Bernadete. Sob a sombra de Carmen Miranda e do carnaval: brasileiras em Los Angeles. Cadernos Pagu. v. 28, p. 313-344, jan./jun. 2007.

BORÉM Fausto, TAGLIANETTI Ana Paula. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. Per Musi, Belo Horizonte, n. 29, p.53-69, 2014.

BORÉM Fausto, TAGLIANETTI Ana Paula. Trajetória do canto cênico de Elis Regina. Per Musi, Belo Horizonte, n.29, 2014, p.39-52.

BRUGGER Silvia Maria Jardim. “O povo é tudo!”: uma análise da carreira e da obra da cantora Clara Nunes. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 191-204, jul.-dez. 2008.

COSTA, Erika Villeroy da. A dança negra de Mercedes Baptista – Coporeidades afro-diaspóricas em diálogo. Anais do 2º Internacional. História & Parcerias. s/d.

Dossiê das Matrizes do samba do Rio de Janeiro. Centro Cultural Cartola/ Iphan/MINC. Rio de Janeiro, (jan/out/2006).

DOZENA, Alessandro. A geografia do samba na cidade de São Paulo. São Paulo: Fundação PoliSaber, 2011.

LOPES, Andrea M. Vizzotto A. Do Arena para o Olympia: “Upa, neguinho” e as transformações musicais na trajetória de Elis Regina. DiaLogos, Rio de Janeiro/RJ, n.8, outubro de 2014.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança. Anais do Museu Paulista, São Paulo. N. Sér. v. 22. n.1. p. 133-159. jan.- jun. 2014.

KERBER, Alessander. Representações regionais em Carlos Gardel e Carmen Miranda. Est. Hist., Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 377-397, jul.-dez. 2009.

PACHECO, Mateus de Andrade. Elis de todos os palcos: embriagues equilibrista que se fez canção. Dissertação (Mestrado História). Universidade de Brasília: 2009.

PACHECO, Mateus de Andrade. Cantando suas saudades, Elis inventa um país. ArtCultura, Uberlândia, v. 16, n. 28, p. 57-76, jan-jun. 2014.

PEDRO, Joana Maria. O feminismo de “Segunda Onda”. Corpo, prazer e trabalho. In: Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 238-259.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 02, n. 03, 1989, p 3-15.

PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, História e Poder. Revista de Sociologia e Política. V.18, n.36, p15-23, jun 2010.

RIBEIRO, Elisa; KARAM, Sergio. Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p.1-18, jan-mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

SILVA, zelia lopes. As cantoras, musas dos sambas-enredo dos carnavais paulistanos (1980-1991). VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 1-21, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/149. Acesso em: 24 abr. 2024.