The Sertão Of Mister No: how to take seriously a comics’ character

Autores

  • Paride Bollettin Universidade Federal da Bahia; University of Durham

Resumo

Os desenhos de quadrinhos são uma forma excepcional de apresentar o imaginário sobre lugares e povos diferentes. Vários estudos já discutiram estes desenhos enquanto diálogos entre os sujeitos narradores e narrados. Esse texto analisa um desenho italiano, Mister No. Especificadamente vai descrever os acontecimentos que envolvem essa personagens enquanto está no sertão brasileiro. O objetivo do texto é de discutir como esse desenho de quadrinho reflete tanto o imaginário do autor sobre o lugar quanto a emergência de uma subjetividade especifica do protagonista.

Referências

ADAMS, Jeff. Documentary Graphic Novels and Social Realism. Oxford: Peter Lang, 2008.

ALBUQUERQUE, Durval Muniz de Jr. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.

AUTERA, Leonardo. Sestri: un esiliato spagnolo e un democratico argentino. Bianco e Nero, n. 6, p. 37-44, 1963.

BARON-CARVAIS, Annie. La bande dessinée. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.

BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. A derradeira gesta: Lampião e Nazzarenos guerreando no sertão. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

BONELLI, Sergio. Disponivel em: http://www.sergiobonelli.it/sezioni/121/faq121. Acessado em: 18 jun 2020.

BOSELLI, Mauro. Almanacco dell’avventura. Roma: Bonelli, 1994.

CARDUCCI, Luigi and STABILI, Maria Rosa. Il mito politico dell’America latina negli anni Sessanta e Settanta. In: GIOVAGNOLI, Agostino. et al. Il Mondo visto dall’Italia. Milano: Guerini, 2004.p. 228-241.

CHUTE Hillary and DE KOVEN, Marianne. Introduction: Graphic Narrative. Modern Fiction Studies, Vol. 52, N. 4, p. 767-782, 2006.

DA SILVA, Fernanda Isis; DE SOUZA, Edivanio Duarte. Informação e formação de identidade cultural: o accesso à informação na literature de cordel. Informação e Sociedade, v.16, n.1, p. 215-222, 2006.

DA SILVA, Silvio Porfirio, et al. Literatura de cordel: linguagem, Cominicação, cultura, memoria e interdisciplinaridade. Raído, v. 4, n.7, p. 303-322, 2010.

DANIELS, LeeDC Comics. A Celebration of the World’s Favorite Comic Book Heroes. New York: DC Comics, 2003.

DE CARVALHO, Rodrigues. Serrote Prête, Lampião e seus sequazes. Rio de Janeiro: SociedadeEditôra e Gráfica LTDA, 1961.

FEIJÓ, Martin Cesar. O que é herói. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FELL, John. Film and the Narrative Tradition. Berkeley: The University of California Press, 1974.

GREENSTEN, Thierry. Un objet culturel non indentifié. Angoulême: Éditions de l’An, 2006.

KEROUACK, Jack. On the Road. New York: Viking Press, 1957.

LATOUR, Bruno. Petite réflexion sur le culte moderne des dieux faîtiches. Paris: Éditions Synthélabo, 1996.

MARZORATI, Stefano (Ed.). Mister No e Mister Nolitta, Tren'anni di avventure di un eroe controvoglia e del suo autore. Roma: Coniglio Editore, 2006.

MCLAIN, Karine. India’s Immortal Comic Books. Bloomington: Indiana University Press, 2009.

MISIROGLU, Gina. The superhero book: the ultimate encyclopedia of comic-book icons and Hollywood heroes. Canton: Visible Ink. Press, 2012.

MISTER NO. L’ultimo cangaceiro. Volume 3, 1975.

MISTER NO. Morte nel sertão. Volume 4, 1975.

MISTER NO. La vendetta del gringo. Volume 5, 1975.

MIKKONEN, Kai. Presenting Minds in Graphic Narratives. Partial Answers, v. 6, n. 2, p. 301–321, 2008.

NATTA, Enzo. La cinematografia brasiliana è l’unica ad essere vitale. Rivista del Cinematografo, n. 2, p. 61-65, 1965.

PALMER, Alan. Fictional Minds. Lincoln: University of Nebraska Press, 2004.

PEETERS, Benoît. Écrire l’image: un itinéraire. Bruxelles: Impressions nouvelles, 2009.

PICCHIO, Luciana Stegagno (Ed.). Letteratura popolare brasiliana e tradizione Europea. Roma: Bulzoni Editore, 1978.

PRATT, Hugo. L’Uomo del Sertão. Milano: Bonelli, 1975.

ROCHA, Glauber. Uma estética da fome. Revista Civilização Brasileira, ano I, n. 3, p. 165-170, 1965.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

SANTOS, Roberto Elísio. Aspectos da linguagem, da narrativa e da estética das histórias em quadrinhos: convenções e rupturas. In: VERGUEIRO, Waldomiro and SANTOS, Roberto Elísio. (Eds.). A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015. p. 23-47.

SLATER, Candance. Stories on a string: The Brazilian Literatura de Cordel. Berkley: University of California Press, 1982.

SPINAZZOLA, Vittorio (Ed.). Graphic novel. L’età adulta del fumetto. Milano: Il Saggiatore, 2012.

SPONZILLI, Giada. Il mito del super eroe. Roma: Edizioni Mediterranee, 2017.

STEIN, Daniel; THON, Jan-Noël. From Comic Strips to Graphic Novels. Berlin: De Gruyter, 2015.

THOMSON, Iain. Deconstructing the Hero. In MCLAUGHLIN, Jeff. (Ed.). Comics as Philosophy. Jackson: University Press of Mississippi, 2005. p. 100–129.

TISSERON, Serge. Psychanalyse de la bande dessinée, Paris: Flammarion, 2000.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Zeno and the Art of Anthropology: Of Lies, Beliefs, Paradoxes, and Other Truths. Common Knowledge, v. 17, n. 1, p. 128-145.

WAGNER, Roy. The Invention of Culture. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

BOLLETTIN, P. The Sertão Of Mister No: how to take seriously a comics’ character. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 22-48, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/137. Acesso em: 25 abr. 2024.