Imigração Boliviana na Cidade de São Paulo: Construção e Desconstrução de Sua Identidade Cultural

Autores

  • Rosineia Oliveira dos Santos FMU/SP E UNISA/SP

Palavras-chave:

Imigração boliviana. Cultura. Identidade. São Paulo.

Resumo

A imigração boliviana na cidade de São Paulo teve sua maior visibilidade a partir da década de 1990 e com isso a identidade cultural destes imigrantes sofreu influências. Isso fez com que os principais jornais da imprensa brasileira e paulista reportassem essa comunidade como marginalizada e discriminada. O presente resumo tem como objetivo entender os processos de identificação dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo, tomando como base os locais que são símbolos e que marcam a cultura da imigração boliviana na cidade (Praça Kantuta, Rua Coimbra). Diante do exposto, nossa inquietação foi considerar como os bolivianos se integram à identidade cultural da Cidade de São Paulo, preservando sua individualidade de origem e/ou se adaptando às necessidades de sobrevivências na nova realidade em que se alocam? Com esta observação, chamamos atenção para a necessidade de ampliação do foco sobre o tema da imigração contemporânea e para novos elementos que se somam para além de uma visão dicotômica e simplificadora da relação entre migração e pertencimento. A comunicação intercultural nos relacionamentos que eles estabelecem e as dificuldades e facilidades desta adaptação vão além de uma identidade cultural aplicada, que exige interpretar esses sujeitos como pós-modernos diante dos contextos vividos. As análises ampliaram o debate (teórico- empírico) além de apontar caminhos que ainda não logramos responder de que maneira podem ocorrer a mudança e o fortalecimento dessa comunidade a partir do estudo das relações de cultura que estes imigrantes constroem em São Paulo. Constatamos que os imigrantes bolivianos mesmo diante de grande influência cultural conseguem expressar na cidade de São Paulo seus rituais e demarcam seus símbolos que se tornam representativos para sua aceitação na comunidade paulistana.

Biografia do Autor

Rosineia Oliveira dos Santos, FMU/SP E UNISA/SP

Mestre em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia Organizacional e Docência do Ensino Superior - UNIP/SP. Graduada em Administração de empresas pela Faculdade Sumaré

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, R. Imigração Boliviana na Cidade de São Paulo: Construção e Desconstrução de Sua Identidade Cultural. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 217-218, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/123. Acesso em: 25 abr. 2024.