Vinho e imaginários em contexto de globalização avançada

Autores

  • Carla Pires Vieira da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eunice Sueli Nodari Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Aborda o vinho no contexto da globalização atual, considerando a constituição e disseminação de imaginários globais relativos a essa bebida por meio das mídias de comunicação. Explora como tais imaginários, ao mesmo tempo em que colocam em cena diferentes dimensões relacionadas a essa bebida, atualizam sua inserção no âmbito da globalização alimentar. Ao delinear esses imaginários, a partir de uma análise de capas da revista Vinho Magazine, aponta para o que podem nos revelar tanto no que diz respeito aos significados atribuídos ao consumo dessa bebida em contexto de globalização avançada, como da natureza da globalização atual a partir do vinho, ressaltando que, do mesmo modo que a globalização é também imaginada, imaginários contribuem para configurar a globalização.

 

 

Biografia do Autor

Carla Pires Vieira da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas.

Eunice Sueli Nodari, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de História e da Pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AGUIAR, Míram. O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

APPADURAI, Arjun; BRECKENRIDGE, Carol. Why Public Culture? Public Culture, v. 1, n. 1, p. 5-9, 1988.

____. How to make a national cuisine: cookbooks in contemporary India. Comparative Studies in Society and History, 30/1:3-24, 1988.

____. Disjuncture and Difference in the Global Cultural Economy. In: WILLIAMS, Patrick; CHRISMAN, Laura. Colonial Discourse and Post-Colonial Theory. Nova York: Columbia University Press, 1990.

____. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis, Minn.: University of Minnesota Press, 1996.

APPLBAUM Kalman. The Marketing Era: From Professional Practice to Global Provisioning. New York/London: Routledge, 2004.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1982.

BILLIG, Michael. Banal Nationalism. London: Sage Publications, 2002.

BLACK, Rachel E.; ULIN, Robert C.. Introduction. In: BLACK, Rachel E. and ULIN, Robert C.. (eds.). Wine and culture: vineyard to glass. London/New York: Bloomsbury Publishing, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.

CARNEIRO, Henrique S. Bebida, abstinência e temperança na história antiga e moderna. São Paulo: Senac, 2010.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2004.

DEMOSSIER, Marion. Following Grands Crus: Global Markets, Transnational Histories, and Wine. In: BLACK, Rachel E.; ULIN, Robert C. (eds.). Wine and culture: vineyard to glass. London/New York: Bloomsbury Publishing, 2013.

ESTREICHER, S.. From fermentation to transportation: Materials in the history of wine. MRS Bulletin. v. 27(12), 991–994. 2002.

FISCHLER, Claude. El (h)omnívoro: el gusto, la cocina y el cuerpo. Barcelona: Anagrama, 1995.

_____. Du Vin. Paris: Editions Odile Jacob, 1999.

FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. 6 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

GUARINELLO, Norberto. A civilização do vinho. Um estudo bibliográfico. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Vol. 5, Nova Serie p.275-278 (1997).

McGOVERN, Patrick; FLEMING, Stuart. The origins and ancient history of wine. Reading, Gordon & Breach, 1994.

GRIMM, Veronika. As boas coisas à disposição – Sabores da Antiguidade grega e romana In: FREEDMAN, Paul. A história do sabor. São Paulo: Editora Senac, 2009.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Introdução. In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana. v. 3, n. 1, 1997.

____. Transnational Connections. Culture, People and Places. Londres: SAGE, 1990.

IGLIS, David; GIMLIN, Inglis. Food globalizations: ironies ans ambivalences of food, cuisine and globality. In: IGLIS, David; GIMLIN, Inglis. The globalization of food. New York: Berg, 2010. p. 3-42.

JOHNSON, Hugh. A história do vinho. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

MCGOVERN, Patrick. Ancient wine. the search for the origins of viniculture. Princeton: Princeton University Press, 2003.

NODARI, Eunice Sueli; FRANK, Zephyr. Vinhos de Altitude no Estado de Santa Catarina: a firmação de uma identidade. Tempo e Argumento, Florianópolis. v. 11, n. 26, p. 183 - 200, 2019.

PARASECOLI, Fabio. Bite me: food in popular culture. Oxford: Berg, 2008.

____. Food, identity, and cultural reproduction in immigrant communities. Social Research. v. 81, n. 2, p. 415-439, 2014.

PASINI, Willy. Nourriture et amour: deux passions dévorantes. Paris: Éditions Payot & Rivages, 1998.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cultura e representações, uma trajetória. Anos 90, v. 13, n. 23/24, p. 45-58, 2006.

PHILLIPS, Lynne. Food and globalization. Annual Review of Anthropology. v. 35, p. 37-57, 2006.

PHILLIPS, Rod. Uma breve história do vinho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. RIAL, Carmen. Brasil: Primeiros escritos sobre comida e identidade. Antropologia em primeira mão, Florianópolis, v. 57, p. 4-22, 2003.

ROCHA, Carla Pires Vieira da. Comida em uma cidade global: práticas alimentares de imigrantes transnacionais em Amsterdã. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas), Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

ULIN, Robert C. Terroir e Locality: An Anthropological Perspective. In: BLACK, Rachel E. and ULIN, Robert C.. (eds.). Wine and culture: vineyard to glass. London/New York: Bloomsbury Publishing, 2013.

UNWIN, Tim. Wine and the Vine: An Historical Geography of Viticulture and the Wine Trade. London and New York: Routledge, 2005.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

TATTERSALL, Ian; DESALLE, Rob. A Natural History of Wine. New Haven & London: Yale University Press, 2015.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. Colonos do vinho: Estudo sobre a subordinação do trabalho camponês ao capital. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

TIEFENBACHER, John P. J.; TOWSEND, Christi.The Semiofoodscape of Wine: The Changing Global Landscape of Wine Culture. In: Stanley D. Brunn, Roland Kehrein (Eds.), Handbook of the Changing World Language Map, 4103-4145 - October 2019

TOMLINSON, John. Globalization and culture. Cambridge (UK): Polity Press, 1999.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

ROCHA, C. P. V. da; NODARI, E. S. . Vinho e imaginários em contexto de globalização avançada. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 159-178, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/114. Acesso em: 25 abr. 2024.