Formação Continuada dos Professores na Rede Pública Municipal de São Paulo: Construção de Saberes Pedagógicos e Realidade Social

Autores

  • Andréia Mendes de Oliveira Universidade Santo Amaro

Resumo

A formação continuada dos profissionais de educação é uma ferramenta de grande extensão que potencializa e constrói mudanças significativas na prática docente. O profissional docente pode criar suas próprias práticas em busca de soluções para problemas, que estão diariamente interferindo em sua atuação, além de refletir sobre os saberes já apreendidos em suas formações anteriores e compartilhar valorosas experiências vivenciadas na comunidade escolar, que se somarão à constante busca por elas. Diante dessa contextualização, apresenta-se a pergunta: quais os impactos das teorias de Paulo Freire no sistema educacional no Município de São Paulo sobre a construção de um currículo emancipatório e da formação continuada dos professores que culminaram na construção de saberes pedagógicos? A proposta desenvolvida e apresentada nesta pesquisa vem contribuir com as temáticas já existentes, pois estas certamente não se esgotam, uma vez que os saberes são construídos histórica e culturalmente. Fica aqui parte da pesquisa eleita para fomentar o processo educacional do Município de São Paulo, com ênfase nas ações desenvolvidas e voltadas à formação continuada oferecida aos profissionais docentes da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, durante o ano de 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

MENDES DE OLIVEIRA, A. Formação Continuada dos Professores na Rede Pública Municipal de São Paulo: Construção de Saberes Pedagógicos e Realidade Social. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 157, 2019. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/109. Acesso em: 26 abr. 2024.