Estudo do Perfil dos Casos de Feminicídio no Brasil no Período de 2008 a 2018

Autores

Palavras-chave:

Feminicídio. Suicídio. Violência. Políticas Públicas em Saúde.

Resumo

A pesquisa versa sobre a análise longitudinal da incidência de casos de violência contra mulher ao longo dos anos permeando as recentes discussões acadêmicas e buscando contribuir com importantes indicadores capazes de nortear soluções para o controle e redução da problemática da violência contra a mulher no Brasil. A pesquisa discute a análise da evolução dos números de casos de violência contra a mulher com idade entre 10 e 49 anos, pelo período de 10 anos (2008 a 2018), notificadas pelos serviços públicos e uma possível relação com o grau de escolaridade. As grandes capitais centralizam o maior número de casos notificados e não foi observada uma relação entre o grau de escolaridade e a alta ou baixa incidência de casos notificados.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Micchelucci Malanga, UNIBTA

Doutora, mestre e graduada em Administração de Empresas. Pesquisadora honorária do CEJAM Centro de Estudos e Pesquisa João Amorim. Pesquisadora parceira da IBM. Docente na UNISA e UNICETEC. Linha de Pesquisa: Inovação em Serviços, Redes de Negócios, Estratégia , Gestão em Saúde. Área de Atuação: Sistemas e Gestão Organizacional, Inovação e Qualidade em Serviços. 

Carmen Bastos

Graduada em Serviços Sociais no ano de 2016 pela Universidade FMU. Pós-Graduada em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família no ano de 2020 pela Universidade de Santo Amaro (Unisa). Agente Comunitário de Saúde (AGS) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) desde 2005 no CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisa João Amorim.

Jane Caldeiro

Enfermeira graduada em 2014 pela Universidade Unítalo Brasileiro. Pós-Graduada em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) desde 2003 no CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisa João Amorim.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

MICCHELUCCI MALANGA, A. C.; BASTOS, C.; CALDEIRO, J. Estudo do Perfil dos Casos de Feminicídio no Brasil no Período de 2008 a 2018. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 104-124, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/105. Acesso em: 26 abr. 2024.